Curso de Chefia e Liderança Relações Humanas – 20h
OBJETIVO: Propiciar aos chefes, encarregados, supervisores e gerentes uma visão moderna na administração de pessoas. O papel das chefias no desenvolvimento das habilidades e relações interpessoais para melhorar e instruir no estabelecimento de metas, visando à qualidade de produção e do trabalho.
A importância do trabalho na vida do homem:
- Referências teóricas sobre o significado do trabalho;
- Como tornar o trabalho interessante e desafiador;
- Trabalho: castigo ou auto-realização?
Motivação:
- Identificação de necessidades no grupo para gerar motivação;
- Técnicas de grupo para medir nível de motivação de cada participante;
- Técnicas para automotivação;
Conflito:
- Desmistificando o conflito para enfrentá-lo. Como enfrentá-los?
- O conflito como "aviso" para mudanças de atitude: identificação atitude;
- Verificação e estudo de casos no grupo avaliando a realidade de cada participante.
Comunicação:
- Tipos de Comunicação: Verbal (Persuasão, Coação, Sugestão);
- Não-verbal (Gestos, Atitudes, Postura);
- Bloqueios de comunicação: Como identificar e eliminá-lo;
- Técnicas de grupo para melhorar a comunicação dos participantes, identificando as deficiências e direcionando para maior rendimento interpessoal.
Liderança:
- Tipos de líderes;
- Atitudes adequadas para um líder na atualidade;
- Técnicas de grupo para identificação do tipo de liderança de cada participante;
- Avaliação de potencial para liderança;
- Perfil de atitudes no trabalho de seus participantes durante o curso;
Autoconhecimento:
- Técnicas de feedback definindo o perfil de personalidade dos participantes;
- Reflexão do perfil definido no grupo, avaliação de possível necessidade de mudanças para crescimento pessoal e profissional;
Administração de Tempo:
- Avaliação do funcionamento de cada participante quando a administração do tempo;
- Redefinir atitudes para melhor aproveitamento do tempo;
Falar em Público: Dicas para melhores atitudes de exposição ao público
TOTAL: 20 horas aula